Com a chegada da Quaresma, produtores de ovos de Minas Gerais esperam aumento nos preços

10

Alta da produção no ano passado derrubou os valores dos ovos. Com o período de consumo de carne reduzido, avicultores esperam maior demanda. Produtores esperam um aumento no valor da caixa de ovo durante a quaresma, depois de o preço ter caído no ano passado por conta do aumento na produção.
O período é sagrado para os cristãos e muitos reduzem o consumo de carne durante esses 40 dias. Isso traz esperança de maior demanda, o que poderia estabilizar as quedas no preço.
Nos últimos 4 meses de 2018, o Brasil teve a maior produção de ovos desde 1987. Foram 928 milhões de dúzias, de acordo com a Associação de Proteína Animal. Em todo o ano, a produção passou de 44 bilhões de unidades. Os estados que mais produzem são São Paulo, que tem 32,2% do mercado, e Minas Gerais, com 11,6%.
Segundo o avicultor Oscar José Gontijo, o aumento de produção fez o preço do ovo despencar em 2018. Ele tem 10 galpões na região de Divinópolis (MG) com capacidade para 550 mil aves e produção diária é de 36 mil dúzias de ovos.
“Houve excesso de produção de ovos. Automaticamente, o mercado vendeu esse ovo por um preço bem abaixo do custo. Tivemos um prejuízo na faixa de R$ 30 por caixa. Em uma produção como a minha o prejuízo é muito grande”, disse.