Como Donald Glover se inspirou em ‘Cidade de Deus’ para criar ‘Guava Island’, filme com Rihanna

16

Filme criado por astro de ‘Atlanta’ é oficialmente descrito como thriller tropical, que capta referências de longa brasileiro. Projeto foi tocado em segredo por Glover e Rihanna em Cuba. Elementos que fazem lembrar o Brasil em “Guava Island” surgiram nas redes sociais após o lançamento do filme estrelado por Donald Glover e Rihanna, neste sábado (13). E isso não é coincidência.
Oficialmente, o filme é descrito como um thriller tropical que captou referências do álbum “Purple rain”, de Prince, e do filme “Cidade de Deus”, drama criminal de 2002, dirigido por Fernando Meirelles. A produção foi a única, até hoje, a levar o Brasil a quatro categorias do Oscar.
Teaser de ‘Guava Island’
A influência está no roteiro de impacto, suavizado por momentos afetivos e cômicos, e na abordagem sobre as relações de poder em uma comunidade. Mas também no processo de produção. Como “Cidade de Deus”, “Guava” teve uma equipe imersa em seu cenário.
Durante as filmagens em Cuba, a falta de internet em algumas locações, por exemplo, permitiu que os atores e o diretor Hiro Murai vivessem uma experiência mais próxima à vida local, disse em uma entrevista à “Vanity Fair” Carmen Cuba, que produz a trama ao lado de Glover.
Cena de ‘Cidade de Deus’, de 2002
Divulgação
“Você começa a ver o que acontece com o seu cérebro quando não pode jogar no Google cada questão que você tem”, explicou.
Projeto secreto
Em pouco menos de uma hora, “Guava” conta a história do jovem músico Deni Maroon (Glover), determinado a lançar um festival na ilha fictícia onde vive com a namorada Kofi Novia (Rihanna). Para isso, tem que enfrentar a resistência de um líder opressor.
O roteiro foi escrito por Stephen Glover, irmão mais novo de Donald, criador da ideia original. Murai assumiu a direção após colaborar com o ator em seus trabalhos mais conhecidos: a série de comédia “Atlanta” e o clipe da música “This is America”, cuja repercussão movimentou o debate sobre racismo no ano passado.
Donald Glover em cena de ‘Guava Island’
Divulgação
O filme foi tocado em segredo por Glover e Rihanna. Uma foto dos dois juntos em Cuba circulou pela internet em 2018, causando euforia entre fãs e aumentando a expectativa em torno do projeto. Letitia Wright (“Pantera Negra”) também faz parte do elenco.
“Guava” foi disponibilizado na plataforma de streaming Amazon Prime após estrear no festival Coachella, na California, onde Childish Gambino – a persona musical de Glover – se apresentou na sexta (12).
Na ficção, o protagonista incorpora Gambino para mostrar versões alternativas de sucessos como “Summertime magic” e a própria “This is America”, além da inédita “Die with you”. Mas, falando em música, uma coisa incomodou os fãs: Rihanna não canta nenhuma.