Ministério da Saúde alerta sobre paraenses que contraíram sarampo em cruzeiro

18

Órgão federal informou que 312 paraenses estavam embarcados no navio Seaview MSC que teve a confirmação de 13 caso de sarampo à bordo. MSC Seaview atraca no Porto de Santos (SP)
Solange Freitas/G1
O Ministério da Saúde informou à Secretaria do Estado do Pará (Sespa) que cerca de 312 paraenses estiveram à bordo do navio cruzeiro Seaview MSC que teve surto de sarampo. A embarcação está atracada no porto de Santos desde o último dia 16 de fevereiro, quando o primeiro caso da doença foi registrado. Ao todo foram feitas 23 notificações de casos suspeitos, sendo que 13 tripulantes contraíram a doença.
A Sespa emitiu alerta aos 23 municípios paraenses envolvidos para o acompanhamento dos passageiros que tiveram contato com a tripulação no navio. A recomendação é que todos procurem imediatamente uma unidade de saúde caso apresentem os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, coriza e conjuntivite. As pessoas que estão vacinadas, também são recomendadas a compareceram as unidades de saúde.
Os municípios que possuem passageiros no transatlântico são os seguintes: Abaetetuba, Alenquer, Altamira, Anajás, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Capitão Poço, Castanhal, Concórdia do Pará, Jacundá, Marabá, Marituba, Novo Repartimento, Pacajá, Parauapebas, Redenção, Santa Izabel do Pará, Santarém, Sapucaia, Tailândia e Tucuruí.