Bancos alertam para golpes com cartões no carnaval; veja como evitar

12

Clientes devem estar atentos ao digitar senhas e conferir os dados após as compras, advertiram as instituições financeiras. Dívidas com cartão de crédito
Reprodução/ EPTV
Os bancos estão enviando alertas aos foliões para que fiquem atentos a golpes aplicados durante as compras no carnaval. Os mais comuns são a troca de cartões e a compra dupla, segundo as instituições financeiras.
Bancos ficarão fechados durante o carnaval
Dicas para evitar roubo de celular, furtos e golpes
O Santander enviou mensagens a clientes e pediu nas redes sociais que os usuários redobrem a atenção com os cartões falsos, uma das fraudes mais comuns nesta época do ano.
Segundo o banco, o vendedor entrega a maquininha sem digitar o valor da compra. O consumidor coloca sua senha, sem perceber que ela ficou visível, e recebe de volta um cartão similar. Dessa forma, o fraudador tem acesso ao cartão e à senha.
Mensagem do Itaú alerta para o golpe da troca de cartões no carnaval.
Reprodução
O Itaú também alertou clientes para conferirem o nome no cartão antes de guardá-lo na carteira novamente. “Esse golpe está mais na moda que fantasia de unicórnio”, disse o banco nas redes sociais.
O Bradesco pediu atenção para os cartões falsos no Twitter. “No carnaval, é um olho no crush e outro na segurança! Na hora de comprar, fique atento ao valor e certifique-se pra não trocarem seu cartão e estragarem a sua folia”.
Santander envia mensagem a cliente alertando para fraude com cartões durante o carnaval.
Reprodução
Outra fraude comum nos festejos é a compra dupla, segundo o Santander. No caso, o vendedor finge que o cartão não passou e pede para você digitar a senha novamente, em outra máquina. Para evitar o golpe, o banco alerta para prestar atenção à mensagem que aparece no visor.
Veja dicas dos bancos para evitar golpes no carnaval:
Fique de olho no visor da maquininha na hora da compra;
Verifique se a senha digitada não está visível;
Confira o nome em seu cartão antes de guardá-lo na carteira;
Guarde seus documentos em lugar seguro; se tiver zíper, feche com um grampo;
Verifique se a compra foi aprovada após digitar a senha;
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) publicou um post em sua página no Twitter com uma marchinha de carnaval, chamando atenção para o golpe.
“Ô abre os olhos ou vão te enganar/Peço licença para poder desabafar/Trocaram meu cartão, ó, pobre de mim”.
Initial plugin text
Initial plugin text