DVD sopra ensinamentos e sons de metais no quarto volume de didática série sobre orquestras

14

Quarto volume da série O som da orquestra, projeto didático idealizado pelo jornalista João Marcos Coelho para apresentar e desvendar os sons de instrumentos de sinfônicas, o DVD O exército dos metais sopra ensinamentos sobre os toques de trompetes, trombones, trompas e tubas.
Gravado em outubro de 2016, mas posto à venda pelo Selo Sesc somente neste primeiro trimestre de 2019, o DVD O exército dos metais é composto de livro de 120 páginas – com texto didático de Coelho sobre a história e a evolução dos metais nas orquestras – e de documentário que discorre sobre o tema com mix de entrevistas, depoimentos e registros de apresentações ao vivo.
Capa do DVD ‘O exército dos metais’, da série ‘O som da orquestra’
Divulgação
Sim, o documentário também transforma as lições em sons. Os músicos do Trio de Trompas de São Paulo, do Quarteto Caso Grave e dos grupos BrassUka e Trombonismo mostram, na prática, muito do que dizem na teoria em depoimentos que costuram o roteiro do filme.
Esse roteiro inclui execuções de temas de compositores como Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), Johann Sebastian Bach (1685 –1750), Ludwig van Beethoven (1770 – 1827) e Alfredo da Rocha Vianna Filho (1897 – 1973), o Pixinguinha.
A série de DVDs documentais O som da orquestra terá continuidade ainda neste ano de 2019 com a edição do quinto volume do projeto, Percussão, a origem da música, gravado em setembro de 2018, na cidade de São Paulo (SP), com a exposição didática sobre a sonoridade de marimbas, tímpanos, triângulos e pratos numa sinfônica.

Editoria de Arte / G1