Arquivo Público do Pará comemora aniversário com passeios guiados

9

Prédio histórico no centor de Belém guarda documentos desde o Brasil Colonial, é fonte para vários pesquisadores e, agora, realiza passeios guiados para convidar a população a conhecer mais sobre a história do Pará. Arquivo Público do Pará comemora aniversário de 118 anos com visitas guiadas.
Divulgação / Secult
Para comemorar o aniversário de 118 anos do Arquivo Público do Pará (APPA), visitas guiadas estão sendo realizadas nesta segunda (15) e terça-feira (16) das 9h as 16h para o público em geral. Não é preciso inscrever-se antecipadamente e a entrada é gratuita.
A programação conta ainda com atividades lúdicas, exposição e mesas redondas que buscam mostrar a importância da educação patrimonial e dos mais de 4 milhões de documentos que fazem parte do acervo do APPA, como cartas de sesmarias, fotos históricas e documentos sobre a Revolução da Cabanagem.
Programação
Segunda-feira (15)
Exposições de documentos históricos:
– Cartas de sesmarias do período colonial;
– Documentos sobre a Cabanagem;
– Fotos da cidade de Belém no início do século XX;
– Cartas para o interventor Magalhães Barata.
Terça-feira (16)
Mesa Redonda: “A Cabanagem em Discussão: Arquivos, História e Memória”, das 9h às 12h, com Letícia Pereira Barriga (Unama, SEduc e Doutoranda do PPHIST/UFPA), Danielle Figueiredo Moura (NPI/UFPA e Doutoranda do PPHIST/UFPA) e Mediação do professor Éderson Pinho (Apep, Seduc e Mestrando do PPHIST/UFPA)
Mesa Redonda: “Educação Patrimonial em Arquivos Permanentes: Trajetórias, Perspectivas, Desafios e Relatos de Experiências”, das 14h as 18h, com Lane Maria da Silva Batista (Faculdade de Arquivologia/UFPA), Zilmilene Costa de Moraes (Graduada em Arquivologia/UFPA e Mestranda do PPG de Ciências da Informação/UFPA) e Mediação do professor Leonardo Torii (APEP e SEDUC)
Serviço:
A programação de aniversário do Arquivo Público do Estado do Pará será realizada nos dias 15 e 16 de abril. O Apep está localizado na Trav. Campos Sales, 273 (esquina da 13 de Maio), bairro Campina. Mais informações: (91) 3219-1111.